• raster vs vetorEm computação gráfica, uma imagem raster ou gráfico de bitmap é uma matriz1 de pontos, que representa geralmente uma grade retangular de pixel ou pontos de cor, que podem ser visualizados por meio de um monitor, papel ou mesmo no seu celular.
  • Logotipo do Instituto Federal em raster ou matriz
  • Gráficos vetoriais são geometrias simples como pontos, linhas, curvas e formas (polígonos). São todas baseadas em expressões matemáticas, para representar as imagens na computação gráfica. Cada elemento possui pontos com uma posição definida sobre eixos X e Y do plano de trabalho e também podem receber um atributo para uma cor, forma, uma espessura e um preenchimento.
  • vector
  • Os exemplos mostram o efeito de uma imagem raster comparada com uma imagem vetorial. Como as imagens raster são baseadas em pixels, ao serem escaladas (ampliadas), perdem a nitidez, enquanto que as imagens baseadas em vetores podem ser dimensionadas em qualquer tamanho sem degradar a qualidade da mesma. Tipicamente, as imagens raster são imagens fotográficas, ou de satélites, e possuem a vantagem de exibir um número maior de detalhes. Já as imagens vetoriais são mais simples, sendo utilizadas em desenhos técnicos e mapas.

 

1 - A mesma que você estuda na matemática.


Autor: João Henrique Quoos