A unidade curricular de Geociências ambientais estão preocupada com a interação entre as ciências da Terra e as atividade humana, esta unidade fornece tópicos nos aspectos ambientais das ciências da Terra.

Competências / Objetivos: Analisar e reconhecer os processos de formação dos recursos naturais e suas relações ambientais no espaço/tempo, estabelecendo correlação com a paisagem e com as atividades antrópicas.

Habilidades:
• Entender a dinâmica do planeta da Terra, a formação dos minerais, rochas, solos e das paisagens.
• Reconhecer a Geodiversidade e a importância da sua preservação.
• Compreender os fundamentos meteorológicos e necessários para interpretar, analisar e explicar as variáveis atmosféricas e suas interrelações com a superfície terrestre, indispensáveis ao estudo do tempo e do clima, segundo a visão geográfica.
• Identificar os parâmetros de qualidade ambiental do solo, da água e do ar e suas formas de monitoramento;
• Aplicar os conhecimentos tecnológicos para solucionar problemas relacionados com a poluição ambiental oriunda de atividades produtivas;
• Manusear com técnica e correção instrumentos e equipamentos específicos de laboratórios de análises de águas e solos;
• Explicar a distribuição dos organismos na superfície da Terra, bem como de entender os diferentes mecanismos e processos que concorrem para esta distribuição.
• Entender, mensurar e explicar o funcionamento do sistema da paisagem, dominando as técnicas básicas para o estudo da mesma, com ênfase nas Geociências.

Bases Tecnológicas ou Saberes: O Planeta Terra e sua dinâmica. Mineralogia e Petrografia. Classificação dos minerais e Rochas. Estratigrafia e Ambientes Geológicos. Geodiversidade. Climatologia Geográfica. O controle primário do clima e do tempo. Variáveis climáticas. Conforto climático urbano. Utilização de instrumentos para interpretação meteorológica. Geomorfologia de Santa Catarina. O relevo, a estrutura e os processos endógenos e exógenos de formação. Geomorfologial fluvial, litorânea, formação de dunas e depósitos lagunares. Hidrogeografia. A Limnologia como uma ferramenta para Gestão Ambiental. Composição e gênese dos solos. Características morfológicas, mineralógicas, biológicas físicas e químicas do solo. Coleta de amostras e ensaios em laboratório. Biogeografia e a distribuição dos organismos. Ecologia da paisagem, estruturas e técnicas de campo no estudo da paisagem.


Links utilizados na primeira aula: