rosa dos ventos nortesA Rosa dos ventos  é uma figura presente em bússolas, mapas ,cartas náuticas e até em praças para indicar a orientação dos pontos cardeais: Norte, Sul, Leste, Oeste e pontos intermediários. Atualmente a ilustração da rosa dos ventos é encontrada em quase todos os sistemas de navegação. Em vários estilos dos mais artísticos aos mais síntéticos.

 - Utilize as setas do teclado para movimentar a animação.
- Marque a opção desejada para visualizar o conteúdo.


 Código para incorporar o simulador em página web (Blog, Moodle, etc): 

 

Isolinhas e curvas de nívelIsolinhas são linhas desenhadas para ligar lugares diferentes que partilham um valor comum. O prefixo ISO é uma palavra grega que significa igual, portanto, uma isolinha deve ser uma linha que une pontos iguais.

Por exemplo, uma linha traçada no mapa para se juntar todos os lugares que estão à mesma altura acima do nível do mar (altitude) é chamado de curva de nível. Linhas de curva de nível são isolinhas juntando lugares que têm o mesmo valor de altura.

Existem três formados básicas para exibir suas coordenadas geográficas:

1) Graus, minutos e segundos (DDDº MM' SS'')
Exemplo com a coordenada de localização do câmpus Garopaba/IFSC:
Latitude: 28°05'56"S
Longitude: 48°40'30"O
Este é o formato mais comum usado para marcar mapas, mas é o mais complicado de se trabalhar.

2) Graus, minutos e decimais do minuto (DDDº MM.MMM')
Exemplo com a coordenada de localização do câmpus Garopaba/IFSC:
Latitude: 28°5.933'S
Longitude: 48° 40.5'O
Este é o formato mais comumente utilizado quando se trabalha com equipamentos de navegação eletrônica.

3) Graus e decimais do grau (DDDºDDDDD)
Exemplo com a coordenada de localização do câmpus Garopaba/IFSC:
Latitude: -28.098883°
Longitude: -048.675000°
Este é o formato que você vai encontrar na maioria dos sistemas de mapeamento baseados em computador, tanto em softwares GIS como em formatos de arquivos e planilhas. As coordenadas são armazenadas assim, pois não há a necessidade de conversão a radianos. Muitas vezes, a orientação de de NS ou LO são omitidas. Os valores positivos de Latitude estão ao Norte do equador, valores negativos para o Sul. Com a longitude valores negativos para oeste e positivo a leste (Greenwich). Outra coisa  é que o campo de longitude necessita de 3 casas antes da vírgula ou do ponto, pois pode chegar a 180º, enquanto que a Latitude só duas casas, pois vai até 90º.