Download e citação bibliográfica do jogo em formato executável (.EXE):
Quoos, João Henrique (2009): Jogo - Alfabetização Cartográfica. figshare.
http://dx.doi.org/10.6084/m9.figshare.1383182

Sobre o jogo:

O objetivo é que o jogo realize a revelação dos conhecimentos básicos na alfabetização cartográfica, tais como: a visão oblíqua e a visão vertical, a imagem tridimensional e a imagem bidimensional com participação de imagens oriundas do Sensoriamento Remoto em ambiente computacional.

Alfabetização CartográficaEm um primeiro momento o aluno, interage no jogo em um ambiente gráfico que contém um banco de imagens em formato de desenho, na visão oblíqua e vertical (representando elementos conhecidos e que podem compor uma paisagem urbana), o aluno arrasta as figuras, disponibilizando as sobre um retângulo no centro da tela, onde pode ser realizada a rotação, movimentação e encaixe das imagens permitindo a configuração de um ambiente urbano. Posteriormente as imagens no retângulo se transformam em uma imagem de satélite para demonstrar a visão bidimensional superior daquilo que foi montado pela criança. Esse trabalho advém da importância de se incorporar recursos da tecnologia da inovação por meio de ambiente computacionais as práticas em sala de aula nos ensinos fundamental e médio.

 

QUOOS,J.H.;CASSOL, R.; CATEN, A.; CIROLINI, A. O Sensoriamento Remoto e a Cartografia na perspectiva de Jogos de Aprendizagem. EGAL 2009. 12 Encuentro de Geógrafos de América Latina, Montevideo, Uruguay, 3 al 7 de abril de 2009.