04fig01

Os desafios de representar em 3D são ligados a criação dos projetos, das formas, das modelagens e por isso muitos professores nem pensam em utilizar esse recurso em aula.

Como eu já conhecia as aplicações da Autodesk, como o AutoCAD e tenho acompanhado as inovações que eles tem lançado no mercado 3D, desde 2011 veio utilizando o Autodesk 123D gratuitamente para criar modelos digitais em 3D de objetos reais.

Com o software Autodesk 123D basta ter uma câmera e um computador e você passa a ser capaz de projetar modelos 3D de razoável precisão. Como a maioria das pessoas não tem o conhecimento de como trabalhar com design 3D a Autodesk dá uma ajudinha, por meio de uma série de aplicações gratuitas para modelagem em 3D, deixando de lado de focar em especialistas ela amplia o uso do 3D e auxília diversos usuários, como os professores que muitas vezes possuem pouco tempo de elaborar material para fins didáticos. Além disso a Autodesk compartilha o material produzido o que cria uma forma de descobrir novas aplicações de conteúdo 3D.  O Software Autodesk 123D é muito intuitiva, lógico e simples, possui um ambiente de modelagem 3D prático e rápido.O  download é gratuito por meio do sítio eletrônico: http://www.123dapp.com/ disponível para PCs com Windows e portáteis (Iphone Android).

* Só pra lembrar a Autodesk é a líder mundial em software de design, engenharia e entretenimento 3D. A maioria das empresas nas áreas de mecânica e engenharia mecânica, arquitetura e construção, mídia e entretenimento encontram suas soluções utilizando softwares da Autodesk. 

 Veja abaixo 4 aplicações usando o Autodesk 123D Catch para fins didáticos: 


Em Santa Cruz do Sul,RS em diversas propriedades rurais é comum encontrar poços artesanais para captura dágua direta no arenito. No vídeo mostra o resultado obtido com o Autodesk 123D Catch, aplicativo para captura das fotos e produção do vídeo.

 


Exemplo de erosão em sulcos para aulas de Geografia. 


 



Aqui um exemplo de aplicação mais avançada, a criação do modelo 3D de uma área urbana com imagens obtidas por drone MD4-1000.
(Leia mais em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/107440/318753.pdf?sequence=1 )


 

 

Para ilustrar uma oficina lítica aos alunos do curso de Condutor Ambiental Local do IFSC de Garopaba.

Autor: João Henrique Quoos
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.