A forte presença do sensoriamento remoto nas Ciências, nos empreendimentos privados e na gestão pública torna cada vez mais presente o uso de imagens de satélite nos currículos escolares e nas práticas das aulas de Geografia. Mesmo assim, muitas vezes não vamos além do Google Earth, deixamos de lados ótimas ferramentas de alta clareza e pontualidade que podem ter um grande potencial educacional devido a sua complexidade.
Como pano de fundo podemos ter a alta demanda em utilizar as tecnologias oriundas do sensoriamento remoto no mercado de trabalho, mas devemos ir além e reconhecer que essas ferramentas são capazes de permitir uma melhor compreensão do espaço geográfico vivido, as mudanças que as sociedades realizam no planeta e no seu local. Temos que buscar reconhecer com os outros professores na escola que o Sensoriamento Remoto é uma ferramenta multidisciplinar. Uma proposta integrada dentro do Ensino Médio é que os princípios básicos do sensoriamento remoto podem ser abordados nas ciências exatas como matemática, física ou ciência da computação, enquanto nas ciências naturais mais aplicadas, geografia ou biologia, os dados de satélite podem ser analisados para responder a uma determinada questão de pesquisa.
Hoje, nenhuma das soluções existentes de software de sensoriamento remoto permite um uso de imagens de satélite digitais nas escolas de forma prática, rápida e didática. Para o professor conseguir ser capaz de incluir esse tipo de material, lições interativas tem que ser criadas e avaliadas nos planos de aula. Mas o pouco tempo que a Geografia tem na escola em sala de aula dificulta esse tipo de implementação. As ferramentas listadas abaixo, mesmo que apresentadas em outros idiomas estão redesenhadas para reduzir a complexidade em um uso mais específico do mercado de trabalho que envolve as geotecnologias e servem para as lições dadas (no meu caso) nas aulas de Geografia.
Segue então algumas ferramentas online que podem ser utilizadas em sala de aula para apoio as práticas com Sensoriamento Remoto:
REMOTE PIXEL
A Remote Pixel (RemotePixel.ca) está realmente disponibilizando a observação da Terra para todos. É um fantástico projeto não comercial criado para auxiliar no aprendizado do trabalho com imagens de satélite facilitando o acesso as imagens. A ferramentas possui imagens dos satélites Landsat8, Sentinel-2 e Cbers-4. Permite o download direto banda por banda e cria composições no próprio site.
CHANGEMATTERS
O ChangeMatters Viewer é uma ferramenta online desenvolvida pela ESRI e serve para comparar imagens em diferentes períodos (resolução temporal) dos satélites Landsat. Possui imagens antigas e novas, mas não permite obter por data.
GOOGLE EARTH ENGINE - TIMELAPSE
O Google Earth Engine Timelapse combina um catálogo de múltiplas petabytes de imagens de satélite e conjuntos de dados geoespaciais com recursos de análise em escala planetária e os disponibiliza a cientistas, pesquisadores e desenvolvedores para detectar mudanças, mapear tendências e quantificar diferenças na superfície da Terra. Muito bom para mostrar as mudanças em uma escala temporal das cidades e dos bairros.
PLANET.COM
A Planet.com é uma empresa que atende em diversos segmentos do mercado do Sensoriamento Remoto, incluindo a comercialização de serviços para acesso a imagens de boa resolução espacial. um dos serviços oferecidos online é a opção de comparar imagens em períodos diferentes, podendo escolher a data, incluindo dados que podem ter sido capturados no mesmo dia.
--
João Henrique Quoos
Professor de Geografia
IFSC câmpus Garopaba
A publicação foi motivada pelo convite dado pela Geografia da UFSC para o autor participar da mesa "A cartografia e as geotecnologias como elementos de inovação na prática geográfica" na 39º Semana de Geografia da UFSC (http://39semageo.paginas.ufsc.br/)