Nesse ano de 2020, muitas dificuldades no cotidiano e na vida pessoal de todos os brasileiros. Uma delas é sobre o aprendizado escolar de nossas crianças que não é possível ser realizado dentro das escolas. Como meu filho nesse momento estuda numa escola municipal de Santa Cruz do Sul, RS ressolvi colaborar com um material de Geografia e Cartografia para ele* e para demais estudantes da cidade com o objetivo de auxiliar nas atividades escolares em casa relacionados a Geografia do município.
Para isso preparei um modelo fatiado das curvas de nível do relevo topográfico do centro urbano do município e assim permitir que estudantes e professores possam realizar a reprodução de maquete em casa.
* A alfabetização cartográfica e o relevo não são conteúdos programáticos da série escolar na qual ele está agora, mas trabalhar com o patrimônio natural e cultural sim, por isso a maquete serviu como apoio cartográfico a demais conteúdo enviados pela Professora dele. Em Geografia, essa aplicação fica melhor trabalhada em uma fase escolar na qual o aluno já reconhece a razão e proporção em medidas espaciais e já faz a leitura de gráficos.
Como fazer:
Para a produção dessa maquete você vai precisar imprimir o mapa de relevo do centro urbano e as 4 folhas com os moldes.
Clique aqui e faça o download dos PDFs. - Algumas recomendações sobre as impressões: Sempre faça a impressão em 100% da folha A4, nunca ajuste as folhas as margens, pois isso irá remover o fator escalar dos mapas e do molde.
Escolher qual material irá utilizar para fazer as camadas. No modelo utilizado nas fotos, foi utilizado um E.V.A. verde de 40cmx40cm de 3mm de espessura, onde foi colado os moldes, buscando sempre aproveitar melhor o espaço dentro do E.V.A.. Mas para quem tiver disponibilidade é possível usar, isopor ou papelão. Há também empresas especializadas em recorte laser ou CNC que podem fazer o molde em madeira ou MDF.
Além então do material das camadas, tenha em mãos as colas (usei cola em bastão e cola para E.V.A.) e uma tesoura.
Agora com a maquete de relevo do centro urbano de Santa Cruz do Sul você pode ilustrar por meio do mapa de relevo, dois patrimônios de Santa Cruz do Sul que são bem conhecidos. Um é a Catedral São João Batista e o outro é o Parque da Cruz, onde fica a Cruz luminosa, vista de uma boa parte da área central e norte da cidade (todos indicados no mapa de relevo).
A escala dos dois produtos, maquete e mapa de relevo é de 1:50.000, ou seja, cada centímetro nesses produtos cartográficos equivale a 500 metros.
O mapa de relevo possui o nome da maioria dos bairros, mas não tem o nome das estradas e demais referências pois ficaria muito confuso por causa do tamanho reduzido nesta escala. Mesmo assim, para quem for discutir o mapa é fácil encontrar no mesmo e comparar alguns elementos importantes da cidade, como o acesso Grassel, o Lago Dourado, o Rio Pardinho, a UNISC, Parque Central da Oktoberfest, A BR-101 e o Cinturão Verde. Assim como falar da expansão urbana e concentrações.
Visualização em 3D
Se você não pode imprimir e reproduzir a maquete, segue abaixo duas visualizações em 3D. Uma do mapa de relevo e outra da própria maquete:
Autor:
João Henrique Quoos