Quem utiliza câmera fotográfica digital que possua GNSS (Sistema de tecnologia de localização por satélite que engloba o GPS) ou captura as fotografias pelo smartphone e usa a função de localização ativada, acaba fazendo uso do Geotag ou Geotaggging.
Essa função é fantástica, pois deixa junto ao arquivo da sua fotografia o valor de Latitude e Longitude. Tudo isso fica oculto, com a data, hora e dados da câmera utilizada até você optar por ler esses dados e decidir o que fazer. O Google Photos, por exemplo, ferramenta fantástica para o Backup, mantém esses dados para oferecer um mapa, onde você pode ver em que local essa fotografia foi capturada ou simplesmente fazer uma busca por geocodificação. Já no QGIS e no ArcGIS é possível fazer mapas, onde os pontos são as fotografias. Em trabalho de campo é essencial e permite fazer a geolocalização de todas as fotografias usando com softwares específicos, como o Geosetter.
Mas ao compartilhar a fotografia em redes sociais como o Instagram, Facebook, Whatsapp ou Twitter você acaba perdendo esses dados. A compactação da imagem nessas ferramentas remove a codificação EXIF, onde ficam as informações extra da fotografia digital. Também é perdido, quando você produz um relatório, documento (*.DOCX, *.PPTX), imprime ou faz um PDF.
Se você deseja distribuir essa fotografia com os dados espaciais de localização, não importa a forma, é preciso colocar estampado nela os dados espaciais da Latitude e Longitude. Você pode fazer isso, usando um software de edição de imagem, como o Photoshop ou Gimp. Pensando em agilizar esse processo para quem desejar indicar a localização de lugares com potencial para a prática do Geoturismo o grupo de pesquisa PANGEA (Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água) da UFSM, do qual faço parte, criou uma ferramenta online para agilizar essa "estampagem" cartográfica de mapa. Isto é, uma ferramenta que coloca o mapa na foto. O sistema todo funciona localmente, sua foto não é enviada ao site, nem seus dados. para fazer isso é preciso escolher o arquivo JPG da fotografia no computador, desde que o mesmo tenha GEOTAG nos metadados, e pronto, o mapa é aplicado na foto. Você só precisa escolher em que posição prefere deixar o mapa na foto e clique em salvar. Um novo arquivo é gerado com o mapa e as coordenadas geográficas de Latitude e Longitude em formato graus decimais. O Gif animado a seguir, ilustra o processo.
Para acessar a ferramenta:
https://geoturismobrasileiro.com.br/geotag
Algumas considerações:
21/10/2020 - Para que o mapa fique estampado na imagem é preciso ter a base dentro do mesmo servidor que a ferramenta, por isso no momento a base cartográfica mais detalhada só apresenta dados do Estado do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Enquanto que na global a escala é menor.
Autor: João Henrique Quoos