Arquivos com as coordenadas das sedes dos municípios do Brasil atualizado em 2015. Na versão KML é possível navegar no Google Earth e localizar sobre a imagem de satélite a sede do município. Pode haver uma diferença em relação a localização da prefeitura municipal, mas facilita a localização da sede quando se navega sobre imagens de satélite. O arquivo shapefile é útil para fazer mapas de localização tanto com dados vetoriais como em imagens de satélite. A fonte do dados é o IBGE (2015).

 

Arquivo no formato ESRI shapefile (SHP) e arquivo no formato Google Earth KML no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/0Bx405TyjmrdbZXEwSHBjTExFdXM

 

Muitas vezes preciso preparar um mapa no QGIS e não estou com os dados atualizados. Desde os shapefiles das rodovias, até limites municipais e hidrografia. Pra facilitar esse processo nas aulas e no dia-a-dia coloco aqui links para os arquivos e suas fontes:

sigscO Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), realizou o Levantamento Aerofotogramétrico, um projeto para a obtenção de dados geográficos de alta precisão que ajudarão no desenvolvimento sustentável do Estado. O Levantamento Aerofotogramétrico conta com mais de 70 mil aerofotos, ortofotomosaicos coloridos e infravermelhos, modelos digitais altimétricos, restituição da hidrografia, bacias hidrográficas e infraestrutura hídrica, com potencial de utilização em diversas atividades ligadas à gestão territorial e ambiental. O Sistema de Informações Geográficas de Santa Catarina (SIG@SC) é uma ferramenta para acesso público a estes dados. O portal está em fase de teste, neste período serão estudadas as principais utilizações deste serviço. Você pode ajudar a melhorá-lo enviando sugestões para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

sigsc fotomosaico

Geotagging é o processo de adição de identificação geográfica metadados para vários meios de comunicação, como uma fotografia marcada geograficamente ou vídeo, sites, mensagens SMS, QR Codes ou RSS feeds e é uma forma de incluir metadados geoespaciais .Esses dados geralmente consistem em coordenadas de latitude e longitude , embora eles também podem incluir altitude , azimute, distância, dados de precisão, e nomes de lugares.