Categoria: Geografia

 

O que é Educação Ambiental?

 

Hoje no Brasil é o título que damos a educação voltada a compreensão do Meio Ambiente e as práticas de Desenvolvimento Sustentável.  É uma área de pesquisa, formação e ação multidimensional que enfoca a relação do ser humano com o meio ambiente a partir de uma perspectiva ecológica, social, cultural, política, pontos de vista econômicos e estéticos.

No mundo a Educação Ambiental como disciplina é algo recente, da virada da década de 1970. Atende a todas as idades e é implantada no campo da educação formal, não formal e informal.

Ela visa transformar nossas formas de pensar e agir em nossas relações com o meio ambiente, mas também, e principalmente, em nossas relações mútuas. Para isso, se investe em Educação Ambiental em vários setores. Para a formação, a sensibilização, a mobilização, interpretação e divulgação.

Por que devemos falar de Educação Ambiental no Ensino Médio? 
ou 

Por que é necessário projetar e instrumentar um tipo específico de educação, em particular a educação ambiental? (ver livro p. 175)
A resposta é que a humanidade em geral e o planeta Terra, no qual ela vive, estão imersos numa profunda crise civilizatória de caráter ambiental e que, de uma forma ou de outra, afeta todos os sistemas locais e regionais, incluindo seus grupos sociais. O que levou a civilização humana chegar a este ponto negativo e crucial foi um desenvolvimento explosivo da capacidade cultural da exploração dos seres humanos e dos bens naturais. Ocorreu um uso intensivo dos sistemas naturais que lhes modificou as propriedades e os conduziu a uma perda irreversível dos seus atributos de autorregulação. 

A crise ambiental é fundamentalmente cultural. A estratégia adaptativa do homem aos processos naturais é principalmente determinada por uma plataforma cultural (GONZÁLEZ, 1996), já que a cultura é um mecanismo básico de adaptação à natureza, que combina ferramentas, formas de organização social e de construção simbólica (ANGEL MAYA, 1996). As estratégias adaptativas dos seres humanos à natureza foram de curto prazo e estiveram dirigidas a explorá-la ao máximo, deixando de lado sua superficialidade e recuperação, e subestimando suas propriedades e leis.


Ultrapassar a crise para voltar a um ponto de relação harmônica entre a natureza e a sociedade requer então a instalação de nova cultura, de novos mecanismos de adaptação cultural. Para isto, seria necessário entender o sentido que imprime Santos, ao dizer que:

a cultura é a forma da comunicação do indivíduo e do grupo social com o universo, considerando-a como uma herança e como uma reaprendizagem das profundas relações entre o homem e seus meios. (1996).


A Educação é um dos instrumentos mais importantes da adaptação cultural, tendo um papel fundamental na construção do futuro, uma vez que permite transmitir as características fundamentais da cultura, das técnicas e tecnologias vitais para a sociedade, encaminhada, deste modo, a assimilar as normas e conteúdos básicos para consolidar a cultura. A educação ambiental deverá formar valores ambientais, ou valores verdes, que deverão ser muito diferentes dos chamados valores da modernidade. 


A educação ambiental surge como uma necessidade no processo de salvar a humanidade de seu próprio desaparecimento e de ultrapassar a crise ambiental contemporânea. É um dos meios para se adquirir as atitudes, as técnicas e os conceitos necessários à construção de uma nova forma de adaptação cultural aos sistemas ambientais. É, também, um elemento decisivo na transição para uma nova fase ecológica, que permita ultrapassar a crise atual, através da qual seja transmitido um novo estilo de vida e que se mudem, profunda e progressivamente, as escalas dos valores e as atitudes dominantes na sociedade atual.

 


 Google Earth Pro (software download)

Limite do município para o Google Earth.
Cartas Topográficas para o Google Earth.


Leitura Complementar - Livro em PDF:


Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: problemática, tendências e desafios (Link para acesso ao Livro em PDF)
Autores:
Edson Vicente da Silva
José Manuel Mateo Rodríguez


Links:
MAPBIOMAS
Iniciativa do Observatório do Clima co-criada e desenvolvida por uma rede multi-institucional envolvendo universidades, ONGs e empresas de tecnologia com o propósito de mapear anualmente a cobertura e uso do solo do Brasil e monitorar as mudanças do território.

 

Vídeo Timelapse - Orleans,SC
Mudanças na Paisagem do município de Orleans de 2017-20121

 

Compare BC
Comparação de imagens na extensão da Praia Central em Balneári oCamboriú, SC 23 de agosto de 2021 e 10 de setembro de 2021.


 Material complementar para imprimir:

Realidade Aumentada. Mapa 3D de Orleans. Veja no mapa as formas do relevo do município e encontre as bacias hidrográficas no município. (Acesse o PDF aqui). 

Palavras Cruzadas. Leia o texto e complete as frases respondendo as palavras cruzadas do texto sobre os problemas ambientais brasileiros. (Acesse o PDF aqui).